Ticker

6/recent/ticker-posts

Documentário - "Hugo Chávez: esta revolução não será transmitida"


Imagem de reprodução

Esse interessante documentário produzido por David Power mostra a ascensão de Hugo Chávez ao poder na Venezuela em 1998 e desde o início também a oposição norte-americana ao seu governo. 


A tese dos produtores do documentário é a de que os EUA agiram e agem contra o regime bolivariano por causa da importância da Venezuela como a quarta exportadora de petróleo do mundo. Tal oposição teria viabilizado um golpe militar em 2002, que tomou o poder em Caracas, constituindo um governo de transição, presidido por Pedro Carmona, que, no entanto, não durou muito e logo viu Chávez voltar ao palácio de Mira Flores.

Amado por uns e odiado por outros, Chávez é mostrado como um líder, performático e “populista”, que foi eleito pela maioria esmagadora da população, sobretudo os muitos que viviam na miséria, sem atenção do governo, sem distribuição de renda e sem reforma agrária efetiva. Sua principal missão era a de combater o Neoliberalismo e consequentemente a interferência de Washington.

Claro que Chávez é passível de criticas, seja às suas ações políticas e econômicas ou mesmo às suas medidas de controle da imprensa – nesse último caso, aliás, o documentário também oferece sua explicação. Mas, de qualquer forma, com a finalidade de superar preconceitos por vezes infundados, vale a pena assistir e assim tirar suas próprias conclusões.


Ano: 2003
Produção: Power Pictures
Produtor: David Power
Editor: Angel H. Zoido
Produção Executiva: Rod Stoneman

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...