Ticker

6/recent/ticker-posts

Portal de Poéticas Orais

  
Gostaria de apresentar à vocês o Portal de Poéticas Orais, do qual fazem parte os pesquisadores Eudes Fernando Leite Frederico Fernandes. Seguem as próprias palavras que fazem parte da descrição do Projeto, como segue. Em breve mais informações a respeito.

As pesquisas em poéticas orais remontam ao século XIX sob a denominação de "literatura popular", "literatura orais", "literatura folclórica", entre outras. Foram vários os pesquisadores que fizeram história ao trabalharem com a voz em sua expressão poética. Entre eles, cabe citar os americanos Milman Parry, Albert Lord, o russo Vladimir Propp, os ingleses Eric Havelock e  Ruth Finnegan, o suíço Paul Zumthor, os brasileiros Sílvio Romero e Câmara Cascudo.

Os anos 1990 foram bastante profícuos em pesquisa sobre as poéticas orais, num território de ideias pelo qual circularam várias disciplinas das humanidades. 

No entanto, faltava a pesquisadores das poéticas orais uma ferramenta de integração que permitisse um exame mais amplo do contexto de produção acadêmica e artística. Um mecanismo de promoção do diálogo, que possibilitasse a otimização de tempo e esforços despendidos no levantamento de dados.  Com esse intuito nasce o Portal de Poéticas Orais, materialização online do projeto “Cartografia das Poéticas Orais no Brasil”: para “radiografar” quem e como se produz pesquisas em poéticas orais no País, bem como identificar as principais vertentes acadêmicas em torno do tema. 

Vale destacar que por “cartografia” entende-se não um alinhamento hierárquico entre artistas ou instituições de ensino superior, mas a constituição de um mapa horizontalizado, em constante mutação, de gentes e culturas em um mesmo patamar de beleza.

Pelo portal, o internauta pode entrar em contato inaugural ou aprofundar-se na pesquisa de vídeos, entrevistas, livros, textos, imagens, gravações em áudio, assim como manter-se atualizado na agenda de eventos acadêmicos sobre as Poéticas Orais no Brasil. Para tanto, o próprio usuário é convidado a colaborar com a equipe fixa de moderadores, abastecendo o portal com informações e experiências que deseja compartilhar com os demais interessados, constituindo uma rede de sociabilidade que vivifica e extrapola os expedientes binários da Internet.

Por tempo demais, a oralidade foi sistematicamente apagada da história da Literatura e do pensamento. O Portal das Poéticas Orais é, sobretudo, uma recusa a esse ostracismo acadêmico, ao bolo do anacronismo e às lacunas entre teoria e vida. É uma aposta nos valores contemporâneos da pluralidade e da tecnologia a favor do homem.


Ficou curioso? Visite o site do Projeto:


*Imagem no topo: extraída da capa de "Abençoado & danado samba", de Ricardo Azevedo.

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...