Ticker

6/recent/ticker-posts

Série Histórias do Brasil (todos os episódios)


A série está completa, com os meus comentários, que espero contribuam, sobre cada um dos episódios. Para não perder nenhum ou assistir aqueles que você não viu, seguem todos os links dessa interessante produção da TV Brasil.

Episódio 1: Antes do Brasil, Cabo Frio

No primeiro episódio temos os contatos dos europeus com o Novo Mundo, com comentários do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro a respeito dos primeiros contatos dos europeus com os indígenas...


Episódio 2: Colonização

Nós brasileiros temos ainda, em minha opinião, uma certa deficiência quando o assunto é conhecer a História do Brasil. Creio que a coisa fique ainda mais complicada quando olhamos para o alunado das redes públicas e particulares de educação. Priorizamos o que é importado, como herança de outros tempos, e isso não é de hoje.


Episódio 3: Guerra pelo açúcar

Se no episódio anterior falou-se da passagem do trabalho escravo indígena para o negro no Brasil, a tônica deste episódio é a guerra em torno do açúcar do Nordeste. Uma guerra que envolve Portugal/Espanha de um lado e Holanda de outro, com direito à vingança e dividendos.


Episódio 4: Entradas e Bandeiras

A ficção desse vez mostra o mameluco Jerônimo, que domina os segredos da mata. Como guia de uma expedição bandeirante, é ele quem aponta o caminho, decifra os rastros dos animais, encontra comida e água. Jerônimo terá que usar todo o seu conhecimento para salvar a vida do jovem Pedro, seu patrão e meio-irmão.


Episódio 5: Ouro e Cobiça (Ouro Preto, 1719)

O assunto desta vez é o ouro, o das minas gerais de finais do século XVII e XVIII. Desta vez para se mostrar a febre brasileira pelo metal, o "ouro dinheiro", que traz povoadores brancos em números impensáveis antes nestas bandas. 


Episódio 6: Leituras Perigosas  Rio de Janeiro, em 1794

Em épocas de revoluções ao redor do mundo - em que a Américas assistiam a independência dos Estados Unidos, a França passava pela Revolução Francesa e o Haiti tinha sua independência declarada e defendida pelos negros - a colônia Brasil foi alvo da censura portuguesa que temia a francesia.


Episódio 7: O Sangrador e o Doutor, Rio de Janeiro, 1820

Sangrador pode significar algumas coisas bem diferentes, como por exemplo, "o lugar do pescoço junto ao peito dos animais, onde é dado o golpe para matá-lo" ou mesmo simplesmente "boeiro/lugar por onde se escorrem os dejetos". Mas neste caso, a acepção é outra...


Episódio 8: Vida e morte no Paraguai, Tuiuti, 1866

Esse episódio trata de um dos eventos decisivos para o desenrolar da condição monárquica no Brasil, a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), que envolveria uma série de interesses que não são simples de entender. 


Episódio 9: Propaganda e Repressão, Rio de Janeiro, 1952

Para quem quer saber um pouco sobre o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e ter uma visão sobre como funcionava o departamento de censura, mas também de construção de uma identidade nacional, no Estado Novo e momentos seguintes do período Vargas, esse vídeo ajuda bastante. 


Episódio 10: O Sonho de Juscelino, Brasília, 1958

Neste último episódio da série, o que vemos é que, inserido no famoso Plano de Metas de seu governo, Brasília, a nova capital do Brasil, se tornou uma obsessão de Juscelino Kubitschek, a sua meta-síntese.

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...